Paraná 2040 – Norte Central

Quatro produtos concretizam o planejamento para o Ecossistema Regional de CT&I Norte Central:

 

INTELIGÊNCIA COLETIVA

A Rota Estratégica do Ecossistema Regional de CT&I Norte Central foi alicerçada por um amplo processo participativo que envolveu:

ROADMAP

O roadmap deu forma ao planejamento de longo prazo para o Ecossistema Regional de CT&I Norte Central ao sintetizar todos os esforços de inteligência coletiva efetuados durante o desenvolvimento do projeto. Nele ficaram registradas e organizadas as prioridades, ambições e estratégias que, de forma concatenada e em movimento, podem conduzir o projeto de futuro delineado para o Ecossistema Regional de CT&I. Nesse sentido, congrega:

Domínios e Subdomínios de Transformação

Foram identificados 11 domínios e 55 subdomínios de transformação que representam as prioridades multissetoriais e temáticas para o Ecossistema Regional de CT&I Norte Central:

VISÃO DE FUTURO

O Ecossistema Regional de CT&I Norte Central almeja a geração de negócios que contribuam para o desenvolvimento humano e a qualidade de vida dos cidadãos. A atuação voltada à concepção de soluções de CT&I que promovam a geração de riquezas, impactem a vida das pessoas e colaborem para o alinhamento aos preceitos de sustentabilidade, equacionando problemáticas locais, deve seguir como uma das prioridades desse Ecossistema.

Um sistema educacional e de pesquisa atento às especificidades regionais, com projeção para escala mundial, coloca-se como um diferencial do Norte Central. O desenvolvimento tecnológico e de inovações que atenda às necessidades da sociedade e agregue valor ao Ecossistema é um cenário esperado por seus atores. 

Os ativos locais seguirão como motores para o desenvolvimento econômico, social e educacional, aliados a avanços tecnológicos que transformarão os ambientes industriais e de negócios. Nessa perspectiva, o Ecossistema almeja concretizar a visão expressa a seguir.


Plano de Ações

O plano para o Ecossistema Regional de CT&I se estrutura a partir de 14 estratégias baseadas em políticas globais de CT&I que orientam a demarcação de ações estruturantes no cenário regional:

Voltar