O Arranjo esteve presente na II Mostra dos NAPIs e na I Mostra de Museus Universitários do Paraná
por: Camila Lozeckyi
O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Taxonline participou do Paraná Faz Ciência 2024. O evento, que aconteceu entre os dias 7 e 11 de outubro, movimentou professores, pesquisadores e estudantes, nos espaços da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
A Rede Paranaense de Coleções Biológicas – NAPI Taxonline esteve presente na II Mostra dos NAPIs, evento realizado para apresentar os trabalhos e resultados dos Arranjos, fomentados pela Fundação Araucária, pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).
De acordo com a coordenadora do NAPI, Carla Pavanelli, a participação no evento “é bastante importante para que a comunidade conheça o trabalho que as coleções científicas realizam para o estudo da nossa biodiversidade, para o conhecimento e conservação dela”.
Além disso, o NAPI também esteve presente na I Mostra de Museus Universitários do Paraná, dentro do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (MUDI), apresentando a Coleção Ictiológica do Nupélia, com a Seção de Peixes e a Seção de Ictioplâncton.
(Foto/Guilherme de Souza Oliveira)
Carla Pavanelli ainda acrescenta que “o Paraná Faz Ciência é um evento de extrema importância para que a gente devolva para a sociedade – que financia muito dos nossos estudos – os resultados que a gente encontra, para que possamos interagir e demonstrar que a ciência é feita por todos”.
De acordo com relatório da editora acadêmica holandesa Elsevier, a UEM está entre as quatro universidades estaduais do País que mais pesquisam biodiversidade. A ótima colocação da UEM conta com o excelente trabalho realizado há anos pelo Nupélia, que integra a Rede Taxonline. Os números reforçam o compromisso do NAPI com a ciência, a divulgação científica e a preservação da biodiversidade.