Evento em Curitiba destaca inovação e colaboração internacional no setor
Destaque na 3ª Semana dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), o NAPI Rede AgroBioAlimentar, criado em 2022, apresentou um diferencial marcante: a forte parceria internacional com o Instituto Politécnico de Bragança, de Portugal.
O evento reuniu, nos dias 11 e 12 de março, pesquisadores, gestores de ciência e tecnologia, representantes do Governo do Paraná e do setor produtivo no Campus da Indústria, em Curitiba. Com palcos e balcões expositivos, o evento promovido pela Fundação Araucária trouxe à tona os avanços e perspectivas de cada Arranjo, incluindo o NAPI Rede AgroBioAlimentar.
Para o coordenador do NAPI, Rodrigo Catai, essa colaboração tem ampliado significativamente o alcance do projeto, permitindo avanços conjuntos entre pesquisadores brasileiros e portugueses. “Tanto é que, em 2023, organizamos o primeiro workshop internacional agrobiolimentar com apoio da Fundação Araucária”, destacou o professor.
Segundo o pesquisador, “o NAPI se estrutura em três eixos fundamentais para a economia do Paraná e do Brasil: o agro, o bio e o alimentar. Além disso, a tecnologia da informação tem um papel transversal, integrando soluções de tecnologia da informação (TI) aos projetos em desenvolvimento”. Até o momento, o Arranjo já acumula cerca de 30 artigos científicos publicados, três a quatro pedidos de patentes e dois registros de software concedidos.
O professor Alexandre Alfaro apresenta o NAPI AgroBioAlimentar na 3a Semana dos NAPIs (Foto/NAPI PRFC)
Durante sua participação na 3ª Semana dos NAPIs, o grupo reforçou a importância do evento para a divulgação dos resultados e para a construção de novas parcerias com empresas e instituições de ensino. “Muitas das nossas pesquisas são feitas em colaboração com empresas e voltadas para beneficiar toda a sociedade”, afirmou Catai.
Para os próximos anos, o NAPI Rede AgroBioAlimentar, busca expandir ainda mais suas redes de colaboração, envolvendo novas universidades e consolidando sua atuação internacional. A ideia é manter e fortalecer essa parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, mas também trazer mais instituições para fazer parte do Arranjo.
Assista ao vídeo abaixo para acompanhar a apresentação do NAPI AgroBioAlimentar na 3a Semana dos NAPIs e saber mais detalhes das pesquisas do Arranjo.
Por Maria Eduarda de Souza Oliveira