por: Maria Eduarda de Souza Oliveira
Projeto foca em tecnologias sustentáveis e controle de doenças para fortalecer a vitivinicultura no estado
O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Inova Vitis participou do Paraná Faz Ciência 2024, que ocorreu entre os dias 7 e 11 de novembro, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento, promovido pela Fundação Araucária com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), faz parte da 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2024).
O NAPI Inova Vitis integrou a Mostra dos NAPIs, onde apresentou as atividades no estande montado na UEM, no dia 10 de novembro. Durante a tarde, a equipe presente interagiu com a comunidade acadêmica e o público externo, divulgando os avanços e inovações no cultivo da uva no Paraná.
Um dos representantes do Inova Vitis, o professor Dauri José Tessmann, destacou a importância do evento para mostrar os trabalhos realizados. “O Paraná Faz Ciência é uma ótima oportunidade para divulgar para o estado do Paraná e para o Brasil as atividades dos NAPIs. E entre os Novos Arranjos está o NAPI Inova Vitis, que tem como objetivo o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação para a produção sustentável de uva em cultivo protegido, além da seleção de novas cultivares para processamento industrial”, explicou Tessmann.
Parte da exposição do NAPI Inova Vitis durante o evento (Foto/Bruna Mendonça)
A pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR – PR), Rubia Molina, também se mostrou entusiasmada com a participação no PRFC 2024, destacando que o objetivo do NAPI é tornar a cultura da uva mais produtiva e sustentável no estado.“Estamos muito felizes de estar aqui representando o NAPI Inova Vitis. O projeto foca no estudo das doenças que afetam a cultura da uva no Paraná e no desenvolvimento de novas cultivares adaptadas ao cultivo protegido. Trabalhamos com o controle de viroses e outras doenças, buscando garantir que as mudas cheguem em plena sanidade ao produtor rural”, complementou Rubia.
A participação do NAPI Inova Vitis no Paraná Faz Ciência 2024 reforça o comprometimento do Arranjo com a inovação e a sustentabilidade no setor vitivinícola, além de destacar o papel da ciência no desenvolvimento econômico e agrícola do Paraná.