NAPI Inova Vitis destaca inovações no cultivo de uvas no Paraná Faz Ciência 2024

magem destacada noticia

NAPI Inova Vitis destaca inovações no cultivo de uvas no Paraná Faz Ciência 2024


por: Maria Eduarda de Souza Oliveira

Projeto foca em tecnologias sustentáveis e controle de doenças para fortalecer a vitivinicultura no estado

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Inova Vitis participou do Paraná Faz Ciência 2024, que ocorreu entre os dias 7 e 11 de novembro, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento, promovido pela Fundação Araucária com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), faz parte da 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2024).

 

O NAPI Inova Vitis integrou a Mostra dos NAPIs, onde apresentou as atividades no estande montado na UEM, no dia 10 de novembro. Durante a tarde, a equipe presente interagiu com a comunidade acadêmica e o público externo, divulgando os avanços e inovações no cultivo da uva no Paraná.

 

Um dos representantes do Inova Vitis, o professor Dauri José Tessmann, destacou a importância do evento para mostrar os trabalhos realizados. “O Paraná Faz Ciência é uma ótima oportunidade para divulgar para o estado do Paraná e para o Brasil as atividades dos NAPIs. E entre os Novos Arranjos está o NAPI Inova Vitis, que tem como objetivo o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação para a produção sustentável de uva em cultivo protegido, além da seleção de novas cultivares para processamento industrial”, explicou Tessmann.

 

Parte da exposição do NAPI Inova Vitis durante o evento (Foto/Bruna Mendonça)

 

A pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR – PR), Rubia Molina, também se mostrou entusiasmada com a participação no PRFC 2024, destacando que o objetivo do NAPI é tornar a cultura da uva mais produtiva e sustentável no estado.“Estamos muito felizes de estar aqui representando o NAPI Inova Vitis. O projeto foca no estudo das doenças que afetam a cultura da uva no Paraná e no desenvolvimento de novas cultivares adaptadas ao cultivo protegido. Trabalhamos com o controle de viroses e outras doenças, buscando garantir que as mudas cheguem em plena sanidade ao produtor rural”, complementou Rubia. 

 

A participação do NAPI Inova Vitis no Paraná Faz Ciência 2024 reforça o comprometimento do Arranjo com a inovação e a sustentabilidade no setor vitivinícola, além de destacar o papel da ciência no desenvolvimento econômico e agrícola do Paraná.