Pesquisadores mostram primeiros resultados sobre vulnerabilidade climática e a criação de um banco de dados ambiental para o Paraná
Entre os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação que estiveram na 3ª Semana dos NAPIs, o NAPI Águas apresentou os primeiros resultados do projeto de indicadores e índices de vulnerabilidade climática no estado.
A professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Yara Moretto, coordenadora do projeto, compartilhou os avanços na construção de um banco de dados ambiental, social e econômico, voltado para setores estratégicos como ecossistemas e serviços ecossistêmicos, litoral, saúde e infraestrutura de transporte.
“Estamos muito felizes em apresentar os primeiros resultados do nosso trabalho. Já temos 80% das análises concluídas e, até o final do ano, o banco de dados estará acessível em parceria com o Simepar”, destacou Yara. Segundo ela, as informações coletadas serão fundamentais para orientar investimentos e mitigar os impactos das mudanças climáticas no Paraná, incluindo eventos extremos como secas e enchentes.
A pesquisa já tem praticamente consolidados os índices de vulnerabilidade climática para quatro setores do estado do Paraná, como o setor de ecossistemas e serviços ecossistêmicos, litoral, saúde e infraestrutura de transporte.
A 3ª Semana reuniu pesquisadores, gestores públicos e representantes do setor produtivo para discutir os avanços científicos e tecnológicos impulsionados pelos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) no Paraná.
O evento, promovido pela Fundação Araucária, reforça o papel estratégico dessas iniciativas no desenvolvimento sustentável e na formulação de políticas públicas baseadas em ciência e inovação. A troca de experiências entre pesquisadores e tomadores de decisão fortaleceu o compromisso do Paraná com soluções baseadas em ciência, reafirmando a importância dos NAPIs para o desenvolvimento do Estado.
Assista ao vídeo abaixo para acompanhar a apresentação do NAPI Águas na 3a Semana dos NAPIs e saber mais detalhes das pesquisas do Arranjo.
Por Maria Eduarda de Souza Oliveira