Nascido em 2021, o NAPI Vacinas surgiu com a demanda principal de desenvolver um imunizante contra a COVID-19, utilizando nanopartículas funcionalizadas com antígenos do vírus SARS-CoV-2. Em pouco tempo, o NAPI teve seu escopo ampliado para o estudo e o desenvolvimento de vacinas para outras doenças.
Além da pesquisa para produção de imunizantes, o compromisso do NAPI é realizar esse trabalho de forma sustentável, utilizando nanopartículas cujos compostos são subprodutos da fermentação da cana-de-açúcar para etanol, dentre outras indústrias que usam microrganismos para fermentação. Essa abordagem resultou em uma solução simples e econômica, capaz de atender a todas as exigências necessárias para uma vacina eficaz. Atualmente, o NAPI está direcionando seus esforços para o desenvolvimento de imunizantes contra doenças endêmicas, como raiva e esporotricose.
Impulsionados pela pesquisa pública e pelo desenvolvimento de vacinas, o NAPI Vacinas trabalha incansavelmente para forjar um futuro mais saudável e sustentável aos paranaenses.