NAPI Vacinas

NAPI Vacinas

Nascido em 2021, o NAPI Vacinas surgiu com a demanda principal de desenvolver um imunizante contra a COVID-19, utilizando nanopartículas funcionalizadas com antígenos do vírus SARS-CoV-2. Em pouco tempo, o NAPI teve seu escopo ampliado para o estudo e o desenvolvimento de vacinas para outras doenças.

Além da pesquisa para produção de imunizantes, o compromisso do NAPI é realizar esse trabalho de forma sustentável, utilizando nanopartículas cujos compostos são subprodutos da fermentação da cana-de-açúcar para etanol, dentre outras indústrias que usam microrganismos para fermentação. Essa abordagem resultou em uma solução simples e econômica, capaz de atender a todas as exigências necessárias para uma vacina eficaz. Atualmente, o NAPI está direcionando seus esforços para o desenvolvimento de imunizantes contra doenças endêmicas, como raiva e esporotricose.

Impulsionados pela pesquisa pública e pelo desenvolvimento de vacinas, o NAPI Vacinas trabalha incansavelmente para forjar um futuro mais saudável e sustentável aos paranaenses.

ods - img
ods - img
ods - img

Objetivos

Imagem

Formar um consórcio de desenvolvimento de imunobiológicos sustentáveis

Imagem

Incrementar a capacidade regional de criar imunizantes para problemas locais

Imagem

Produzir e caracterizar nanopartículas vacinais

Imagem

Super-expressar antígenos vacinais em hospedeiro procariótico (E. coli) e eucariótico (células HEK293).

Imagem

Construir uma biblioteca de plasmídeos capazes de expressar antígenos de diferentes variantes preocupantes (VOC – variants of concern) de patógenos circulantes no Paraná

Imagem

Realizar ensaios de imunogenicidade e proteção.

Imagem

Realizar ensaios de controle de qualidade vacinal em nível BPL.

Números

11

pesquisadores

10

pós-doutorando

8

estudantes

R$295,2 Mil

total investido

R$147,6 Mil

em bolsas

NAPI PLAY

O vídeo institucional do NAPI Vacinas apresenta a atuação do Arranjo, destacando a história e o trabalho dos pesquisadores, atualmente. No podcast, o professor e coordenador do NAPI, Breno Castello Branco Beirão, fala sobre os objetivos e a importância da existência de um projeto como o NAPI Vacinas.

Parceiros