NAPI Sudoeste

NAPI Sudoeste

O NAPI Sudoeste – Sustentabilidade e Qualidade de Vida integra os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs). O Arranjo se constitui como uma equipe multidisciplinar de pesquisadores de instituições de ensino superior do Sudoeste paranaense.

A proposta do NAPI é, portanto, integrar e possibilitar trocas entre essa rede de pesquisadores da região que desenvolvem pesquisas correlatas.

O eixo temático que norteia o trabalho do NAPI é ‘sustentabilidade e qualidade de vida’, com foco em investigação de biomoléculas/produtos naturais, energias sustentáveis, qualidade da água e sistemas agrobioalimentares orgânicos.

Nesse sentido, os subprojetos desenvolvidos pelos pesquisadores buscam atender áreas estratégicas para o desenvolvimento e avanços no estado do Paraná.

ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img

Objetivos

Imagem

Utilizar técnicas biotecnológicas e de bioprospecção de moléculas naturais, sustentáveis, para mitigar impactos ambientais e melhorar a saúde da população

Imagem

Desenvolvimento de produtos baseados em ativos/moléculas naturais para a nutrição e saúde animal/vegetal

Imagem

Estudar e desenvolver técnicas e tecnologias voltadas à geração e gerenciamento de energia elétrica sustentável, em especial fotovoltaica, em nível de distribuição

Imagem

Viabilizar tecnologias para sistemas agrobioalimentares orgânicos, desde o sistema produtivo de grãos orgânicos até a cadeia de processamento dos alimentos

Imagem

Avaliar a qualidade das águas dos rios do Sudoeste do Paraná

Imagem

Realizar o reaproveitamento de pescados para extração de biomoléculas para uso na área da saúde

Números

+200

artigos publicados

71

pesquisadores

+40

instituições parceiras

1

Patente

NAPI PLAY

Ainda não conhecia o NAPI Sudoeste? Os pormenores dos trabalhos desenvolvidos pelo Arranjo são apresentados neste vídeo, que aborda as áreas de atuação, os objetivos e as entregas já realizadas à sociedade. Além disso, você pode ouvir um pouco mais sobre o projeto pela professora, pesquisadora e articuladora do NAPI Sudoeste - Sustentabilidade e Qualidade de Vida, Gisele Arruda, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).