NAPI Conectando Memória e Inovação

NAPI Conectando Memória e Inovação

O NAPI Conectando Memória e Inovação tem por objetivo sistematizar e digitalizar acervos selecionados para integrarem a plataforma OMEKA, que terá uma interface com o site do NAPI Paraná Faz Ciência. O objetivo é dar visibilidade às informações das instituições universitárias de memória do Paraná e, assim, alavancar a divulgação das pesquisas e ações do Arranjo. 

Com o suporte de Inteligência Artificial, a proposta do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) é organizar o acervo no formato digital seguindo métodos arquivísticos e museológicos, construindo espaços virtuais de memória que, em essência, devem atrair mais pessoas para os museus paranaenses. 

Ao agrupar em rede as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e parceiros que possuem Museus e Centros de Documentação, o NAPI dá um passo importante para a valorização destes espaços, mesclando o passado e o futuro e consolidando a memória histórica e científica, por meio da educação e  da cultura para a ciência. 

ods - img
ods - img
ods - img

Objetivos

Imagem

Configurar a plataforma digital OMEKA para o compartilhamento das IEES e instituições parceiras numa interface com o NAPI Paraná Faz Ciência

Imagem

Agilizar os processos de digitalização com a utilização da Inteligência Artificial

Imagem

Realizar a varredura laser e fotogramétrica 3D da arquitetura e ambientes de Museus e Centros de Documentação

Imagem

Disponibilizar acervo selecionado, com o propósito de virtualização dos espaços

Imagem

Criar um glossário inédito a partir da transcrição de manuscritos, em português, que ficará disponível para pesquisadores

Números

+ R$ 4,97M

investimento

15

museus universitários

9

universidades

2

projetos

4

parceiros

3

coordenadores

NAPI PLAY

O NAPI Conectando Memória e Inovação tem por objetivo organizar uma plataforma, com auxílio de Inteligência Artificial, numa tentativa de aliar passado e futuro. No vídeo, você poderá conhecer melhor a proposta no Novo Arranjo, seus fundamentos e desafios. No podcast, estão depoimentos do articulador do NAPI pela Seti, o professor Renê Wagner Ramos; do professor de História da UEPG, Edson Armando Silva; e da professora Claudia Rejane Schavarink, que é vice-coordenadora da Rede Estadual de Museus, Centros de Memória, Documentação e Acervos Universitários (REMUP).