NAPI Complexo de Enfezamento do Milho

Instituída em 2023, a Rede Complexo de Enfezamento do Milho se caracteriza como um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação. O NAPI foi formado para atender uma demanda do setor agrícola do Paraná: os registros de prejuízos causados pelos enfezamentos e viroses transmitidos pela cigarrinha-do-milho, a Dalbulus maidis.

Para organizar melhor suas atividades, o Arranjo é dividido em três eixos. O primeiro é focado no monitoramento da cigarrinha-do-milho e na ocorrência dos patógenos do enfezamento no Estado. O segundo foca em testes de tolerância de cultivares de milho. Já o eixo três se dedica nos estudos de controle químico e biológico da cigarrinha.

Com os eixos, o NAPI busca a integração das informações e dados, de forma a permitir a sistematização dos resultados, para fundamentar a indicação dos critérios técnicos de manejo do complexo de doenças que afetam as culturas de milho no Paraná.

ods - img

Monitorar as cigarrinhas e patógenos do Complexo de Enfezamento do Milho

Imagem

Produzir e divulgar conhecimentos e tecnologias para prevenção, manejo e controle da cigarrinha-do-milho

Imagem

Avaliar as reações de cultivares do milho

Imagem

Elaborar estudos sobre o controle químico e biológico da cigarrinha

Imagem

Contribuir com a formação de estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos e pesquisadores envolvidos no NAPI

Imagem

Aprimorar tecnologias de aplicações de inseticidas químicos e biológicos para o manejo da cigarrinha-do-milho

instituições envolvidas

projetos de pesquisa

professores e pesquisadores

bolsistas

NAPI PLAY

Aperte o play no vídeo e conheça como o NAPI Complexo de Enfezamento do Milho pretende produzir e divulgar conhecimentos e tecnologias para prevenção, manejo e controle da cigarrinha-do-milho nas culturas de milho no Paraná. No podcast, o coordenador estadual do Arranjo, Ivan Bordin, explica os eixos que o NAPI se divide, qual a importância do trabalho realizado pelo grupo e os planos para o futuro do Projeto.