NAPI Biodiversidade: Serviços Ecossistêmicos

NAPI Biodiversidade: Serviços Ecossistêmicos

O NAPI Biodiversidade: Serviços Ecossistêmicos tem como foco o desenvolvimento de pesquisas no campo dos serviços ecossistêmicos, termo utilizado para definir o uso dos recursos naturais em nosso benefício. Todos esses bens e produtos são responsáveis por proporcionar qualidade de vida e, também, por manter as atividades econômicas e gerar fluxos financeiros.

Para facilitar os estudos, esses recursos são divididos em subgrupos. Os alimentos, a água, os combustíveis, as fibras, os produtos bioquímicos e medicinais e, também, os recursos genéticos (seres vivos) são os serviços de provisão. A produção de oxigênio, a ciclagem de nutrientes e formação de solo, por exemplo, já são os serviços de suporte. O controle hídrico e a do clima, e a polinização são os serviços de regulação. E os valores estéticos, espirituais e religiosos, além da recreação e do ecoturismo são os serviços culturais.

ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img

Objetivos

Imagem

Avaliar os serviços ecossistêmicos associados à polinização

Imagem

Conhecer a biodiversidade de ambientes aquáticos continentais

Imagem

Identificar áreas prioritárias para conservação e restauração da biodiversidade

Imagem

Contribuir para manutenção dos serviços de ecossistemas terrestres ameaçados do Paraná

Números

R$ 2,7M

bolsas

R$ 3M

total investido

5

países envolvidos

+ 100

pesquisadores

30

parceiros nacionais

5

parceiros internacionais

NAPI PLAY

A complexidade do NAPI Biodiversidade é enorme. Você pode conhecer melhor o trabalho neste vídeo, que mostra as vertentes de pesquisa e objetivos do Arranjo. Além disso, ouça o podcast sobre um dos braços do projeto, o NAPI Biodiversidade: Serviços Ecossistêmicos, com uma entrevista com sua coordenadora, professora Claudia Costa Bonecker.