NAPI Biodiversidade: RESTORE

NAPI Biodiversidade: RESTORE

O NAPI Biodiversidade: RESTORE tem seu nome derivado da frase “natuRe-basEd SoluTions for imprOving REforestation”, ou seja, “soluções baseadas na natureza para melhorar o reflorestamento”. O projeto tem o objetivo de encontrar, na própria natureza, meios de aumentar a tolerância de mudas de espécies arbóreas e da diversidade microbiana, durante a restauração florestal.

O Arranjo promove estudos e pesquisas para avaliar as respostas das árvores e da microbiota do solo associadas à seca em três diferentes tipos de florestas: a Floresta Atlântica Estacional Semidecidual Brasileira, a Floresta Decídua Francesa de Carvalho Mediterrâneo e a Floresta Temperada Mésica Alemã. Isso permitirá a busca de padrões entre locais geograficamente distantes, além de testes de aplicação de diferentes soluções baseadas na natureza como estratégias inovadoras para aperfeiçoar a produção de mudas de árvores.

ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img

Objetivos

Imagem

Entender dos efeitos da seca na microbiota do solo e em mudas da Mata Atlântica

Imagem

Identificar padrões unificadores referente ao estresse por seca em uma floresta paranaense, uma francesa e uma alemã

Imagem

Mapear viveiros de produção de mudas florestais no Paraná, Santa Catarina e São Paulo

Imagem

Utilizar microrganismos, nanotecnologia, biomateriais e biopolímeros no combate a seca

Números

R$ 300 Mil

bolsas

+ R$ 500 Mil

total investido

3

países envolvidos

+ 100

pesquisadores

7

parceiros nacionais

4

parceiros internacionais

NAPI PLAY

A complexidade do NAPI Biodiversidade é enorme. Você pode conhecer melhor o trabalho neste vídeo, que mostra as vertentes de pesquisa e objetivos do Arranjo. Além disso, ouça o podcast sobre um dos braços do projeto, o NAPI Biodiversidade: RESTORE, com uma entrevista com seu coordenador, professor Halley Caixeta de Oliveira.