A demanda principal é promover o desenvolvimento econômico sustentável da Região Oeste do Paraná, por meio do engajamento, cooperação e sinergia das pessoas e instituições públicas e privadas”. Mais de 60 instituições.
Câmaras Técnicas:
- Ambiente de pequenos negócios
- Educação
- Energias e Sustentabilidade
- Infraestrutura e Logística
- Inovação e Conectividade
- Sanidade Agropecuária
O maior problema/dificuldade está em fazer funcionar plenamente a governança interinstitucional do território do Oeste para promoção/gestão da pesquisa aplicada e inovação nas temáticas das Câmaras Técnicas (POD) para a transformação e competitividade. Necessidade de ambiente colaborativo/interativo/efetivo entre POD e as universidades que atuam no POD.
Áreas prioritárias:
• Sociedade, Educação e Economia
• Energias Sustentáveis/ Renováveis
• Cidades Inteligentes
• Biotecnologia e Saúde
Solução técnica proposta:
• Desenvolver e implantar metodologia de governança interinstitucional e promover, concomitantemente, pesquisa aplicada e inovação com foco na competitividade tecnológica e econômica dos arranjos produtivos (temáticas do POD) no território do Oeste do Paraná - Brasil.
• Ambiente de pequenos negócios: Desenvolvimento/ aplicação de metodologia de transformação digital adaptados para gestão de pequenos negócios.
• Educação: Proposição de modelo de formação de mão de obra de acordo com as demandas contemporâneas.
• Energias e Sustentabilidade: Desenvolver equipamentos com melhor eficiência no uso de metano em unidades de produções agropecuárias.
• Infraestrutura e Logística: Desenvolver metodologia para avaliar condições de tráfego das estradas rurais do Oeste do Paraná.
• Inovação e Conectividade: Identificar potencial de automação dos processos das cadeias produtivas da área de abrangência POD e inovar nos arranjos produtivos.
• Sanidade Agropecuária: Um sistema de identificação/monitoramento das doenças/pragas na agricultura e pecuária.
• Governança Interinstitucional: Metodologia de governança interinstitucional para promoção de pesquisa aplicada e inovação.
Resultados esperados:
• Aproximação e trabalho proativo, com inovação, das instituições participantes.
• Uso de inteligência de informações para coordenação e eficiência das cadeias produtivas.
• Inovação nas tecnologias de energias sustentáveis.
• Informação para subsídio de projetos futuros.
• AMBIENTE DE PEQUENOS NEGÓCIOS – Um Sistema/metodologia/digital adaptado para gestão de pequenos negócios.
• EDUCAÇÃO – Uma proposta de curso adaptado às demandas do setor produtivo.
• ENERGIAS E SUSTENTABILIDADE – Um protótipo de equipamento para uso de metano em unidades de produção agropecuárias.
• INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA - Uma metodologia para avaliar as condições de tráfego das estradas rurais do oeste do Paraná.
• INOVAÇÃO E CONECTIVIDADE – Um novo sistema de conectividade das cadeias produtivas.
• SANIDADE AGROPECUÁRIA – Um sistema de identificação/monitoramento das doenças/pragas na agricultura e pecuária.
• GOVERNANÇA INTERINSTITUCIONAL – Metodologia/sistema de governança interinstitucional para promoção de pesquisa aplicada e inovação e transformação do território.
Instituições parceiras:
• Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE
• Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR
• Universidade Federal do Paraná UFPR
• Universidade Federal da Integração Latino-americana
• Instituto Federal do Paraná
• BIOPARK
• SEBRAE
• Itaipu Binacional
• Fundação Araucária
• Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros
• SRI Oeste em Desenvolvimento
• Núcleo de Inovação Tecnológicas
• Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
• ITAI
• Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação Oeste
• Fundação para Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico Fundetec
• Parque Tecnológico Itaipu PTI
Fomento:
• 03 Bolsas técnicas AT-NS- R$ 67.500,00
• 10 Bolsas nível 1A (DT-1A) - R$ 225.000,00
• 20 Bolsas iniciação tecnológica (BTI)- R$ 120.000,00
• Serviços de terceiros e diárias R$ 67.500,00
Cronograma de execução:
12 meses 2022/2023
Link da apresentação:
https://www.youtube.com/live/IXKOzC3TUjs?feature=share
Justificativa técnica:
A transformação de um território é desencadeada a partir do conhecimento das suas potencialidades e carências e de uma governança que articule as competências técnicas e profissionais com as lideranças e gestores das organizações públicas e privadas, de maneira integrada e estratégica. A transformação do território passa pelas entidades organizadas, instituições públicas e privadas, os setores de produção e serviços, enfim, todos os que procuram discutir e promover ações e projetos com o objetivo de aproveitar os ativos para desenvolver ações para transformar o território do oeste do Paraná (Relatório Técnico; 2021). Segundo Haddad (2009) o processo de desenvolvimento sustentável de uma região depende não só do seu crescimento econômico, mas principalmente da sua capacidade de organização social e política, a qual está relacionada com a disponibilidade de diferentes formas de capitais intangíveis na região. A promoção do desenvolvimento regional deve estar fundamentalmente baseada na formulação e na implementação de políticas, programas e projetos concebidos e implantados a partir da atuação das sociedades locais, cabendo às agências e instituições dos governos federal e estadual o papel de parceiras nesse processo. Os estudos de Vecchia (2006) pautam o desenvolvimento de um território a partir analisar os processos de formação e de desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais como importante instrumental analítico e de ação política de desenvolvimento local. Para Teixeira (2008) o planejamento e a definição das políticas voltadas para o desenvolvimento regional e local a partir da dinamização de aglomerações produtivas especializadas vêm sendo amplamente difundidas em vários países da América Latina e em vários estados e municípios brasileiros. Para ENGEL e ALMEIDA (2016) as ações para o planejamento regional necessitam contemplar uma abordagem sistêmica e articulada com as instituições e as cadeias produtivas, observando seus aspectos logísticos.
Resumo:
Este projeto contempla duas dimensões: o desenvolvimento da governança interinstitucional que consiste em articular, integrar, convergir em rede para execução e geração de resultados de acordo com os objetivos propostos; e, a pesquisa aplicada e inovação para ampliação da competitividade tecnológica e econômica dos arranjos produtivos, a princípio, no território do oeste do Paraná, e, posteriormente no estado do Paraná e Brasil; e, em um segundo momento, aos países e instituições signatárias da Cátedra Araucária para o Desenvolvimento Sustentável do Eixo Capricórnio que integra a América do Sul, África, Austrália e Polinésia Francesa (Fundação Araucária, 2022). Dessa forma, o objetivo geral deste projeto é desenvolver e implantar metodologia de governança interinstitucional para promover, concomitantemente, pesquisa aplicada e inovação com foco na competitividade tecnológica e econômica dos arranjos produtivos no território do oeste do Paraná - Brasil. Além de contemplar ao Plano de Gestão 2019-2022 da Fundação Araucária, para consolidar o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – NAPI, na região oeste do Paraná, articulado com o NAPI – Desenvolvimento Regional Sustentável na Região Trinacional. O Programa Oeste em Desenvolvimento - POD foi criado para promover o desenvolvimento econômico e sustentável da região Oeste do Paraná por meio da sinergia entre organizações públicas e privadas (Oeste em Desenvolvimento, 2016). O oeste do Paraná possui área de mais de 22 mil Km2 , 12% do estado do Paraná. A população é de 1,3 milhão de habitantes (11,5% da população do Paraná). Na economia, região tem um PIB de 13 bilhões (12% do PIB do Paraná) cuja principal vertente é o agronegócio, com destaque para a produção de proteína animal. Na produção de suínos, a região Oeste detém 63,5% do rebanho paranaense; 31,9% de frango e representa 73% da produção de peixes do estado (gênero tilápia) e 22,5% da produção de leite (Oeste em Desenvolvimento, 2016). As características da região, somadas aos ambientes organizacional, institucional e tecnológico, resultam no ambiente competitivo do oeste do Paraná. Nesta perspectiva, o POD possibilita coordenar e conferir estabilidade aos agentes econômicos presentes e gerar atratividade de investidores para a região, com a criação de sinergismo entre as empresas públicas e privadas, de forma a proporcionar o desenvolvimento regional. No Workshop de Planejamento da Gestão 2021- 2022, definiu-se 6 eixos prioritários para 2021-2022 nas seguintes temáticas: a) logística; b) energias sustentáveis; c) sanidade agropecuária; d) ecossistema de inovação; e) desenvolvimento humano; f) pequenos negócios. A partir da demanda dos gestores do POD e do entendimento que o desenvolvimento do território passa, também, pela pesquisa aplicada e inovação, e tendo como perspectiva a ampliação da atividades dos NAPI – Oeste, este projeto pretende inserir as universidades estaduais e federais (Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Instituto Federal do Paraná), que atuam na região oeste do Paraná, na governança e articulação institucional e na proposição de pesquisa aplicada e inovação visando a competitividade tecnológica e econômica do nos arranjos produtivos do oeste do Paraná. Além disso, faz-se necessário contemplar as atividades realizadas pelo Conselho de Desenvolvimento do Municípios 4 Lindeiros ao Lago de Itaipu que, em convênio com a Unioeste, executa o Programa de Governança do Território dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu com o objetivo de transformar território de forma a contemplar as estruturas, ações e projetos em desenvolvimento, integrar as instituições com interesses comuns e coletivos e convergir com inteligência os esforços e recursos para atender efetivamente as demandas contemporâneas e as tendências disruptivas (RELATÓRIO TÉCNICO, 2021). Observa-se que o POD faz parte dos gestores do Programa de Governança do Território dos Lindeiros, junto com a Itaipu Binacional, PTI – Parque Tecnológico Itaipu, Unioeste, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, SETI - Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, SEBRAE e Fundação Araucária. Em uma perspectiva estratégia e sistêmica, a execução deste projeto passa pela articulação com as demandas e ações da Câmaras Técnicas do POD e com as atividades e ações propositivas do SRI – Sistema Regional de Inovação – IGUAÇU VALLEY que consiste em rede de atores que interage para promover ambiente favorável à inovação para o desenvolvimento regional (SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO, 2020). Em síntese, este projeto pretende consolidar o NAPI Oeste de forma articulada com os projetos e programas existentes, contemplando o potencial e ativos das universidades públicas e atendendo as demandas das câmaras técnicas do POD no sentido de promover pesquisa aplicada e inovação para a competitividade tecnológica e econômica dos arranjos produtivos da região Oeste do Paraná.
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