Evento reuniu pesquisadores e gestores para discutir avanços científicos e o papel da biodiversidade na inovação tecnológica
A professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luciane Marinoni, integrante do NAPI Taxonline, ressaltou a relevância da 3ª Semana dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs). realizada nos dias 11 e 12 de março, no Campus da Indústria da FIEP, em Curitiba.
Desde 2020, quando o projeto foi reconhecido e implementado a partir de uma rede de coleções biológicas, houve um grande investimento no estado para manter coleções zoológicas, botânicas e microbiológicas.
“As coleções biológicas são a base de todo o trabalho de diversas áreas da ciência, inclusive da Biotecnologia e do Melhoramento Genético”, explicou. Ela também enfatizou a importância dos eventos presenciais para o fortalecimento da ciência e o intercâmbio de ideias.
A 3ª Semana dos NAPIs reuniu pesquisadores, gestores e representantes do setor produtivo e do Governo do Estado, promovido pela Fundação Araucária, para destacar os avanços alcançados pelos Arranjos e promover um espaço para troca de conhecimentos e articulação de novas parcerias.
A Mostra de Projetos do NAPI Taxonline, realizada na 3ª Semana dos NAPIs (FOTO/ NAPI PRFC)
No evento, o NAPI Taxoline também apresentou e distribuiu o livro “Inventário da Fauna de Curitiba”, uma obra elaborada por cientistas do Paraná e de outras regiões do Brasil. A bióloga Ana Lima, pesquisadora da Rede Taxonline, revelou que o material faz um levantamento detalhado das espécies que habitam a cidade e pode ser utilizado como referência para pesquisadores, educadores e o público interessado em biodiversidade.
Com espaço para networking e interação entre pesquisadores de diferentes áreas, a 3ª Semana dos NAPIs reforçou seu papel na promoção da inovação científica e tecnológica no estado do Paraná.
Assista ao vídeo abaixo para acompanhar a apresentação do NAPI Taxonline na 3a Semana dos NAPIs e saber mais detalhes das pesquisas do Arranjo.
Por Maria Eduarda de Souza Oliveira