Evento destacou os resultados do projeto para a geração de energia fotovoltaica no agronegócio
O NAPI Solar foi um dos destaques da programação da 3ª Semana dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), que apresentou os resultados de seu projeto relacionado à avaliação do desempenho de usinas fotovoltaicas em propriedades rurais.
O evento reuniu pesquisadores e profissionais de todo o Paraná para apresentar os avanços e perspectivas futuras de cada Arranjo, e foi realizado nos dias 11 e 12 de março pela Fundação Araucária, no Campus da Indústria, em Curitiba. Foram montados palcos interativos e balcões expositivos que facilitaram o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores, gestores da área de ciência e tecnologia e representantes do setor produtivo.
Segundo o coordenador do NAPI Solar, Roberto Cândido, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a equipe está na fase final de desenvolvimento de um método de auditoria para instalações solares no agronegócio. O estudo envolveu 44 visitas a propriedades do Paraná, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O professor Roberto Cândido apresenta o NAPI Solar na 3ª Semana dos NAPIs (FOTO/ NAPI PRFC)
“Estamos praticamente agora na fase de encerramento desse projeto, que consiste na elaboração de um método de auditoria para instalações fotovoltaicas do agronegócio. Criamos um instrumento de avaliação que foi dividido em três versões: uma para produtores, outra para extensionistas e uma terceira para engenheiros eletricistas. Agora, estamos transformando esse material em um aplicativo de celular.”, explicou Cândido.
Outra entrega prevista é a publicação de um livro reunindo as experiências e descobertas do projeto, com previsão de lançamento até junho deste ano, tanto em versão impressa quanto digital.
O grupo também já vislumbra novos desafios. Entre as futuras iniciativas, estão estudos para a aplicação da energia solar em conjuntos habitacionais, em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Com isso, o NAPI Solar evidencia seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, fortalecendo a adoção de energias renováveis no Estado.
Assista ao vídeo abaixo para acompanhar a apresentação do NAPI Solar na 3a Semana dos NAPIs e saber mais detalhes das pesquisas do Arranjo.
Por Maria Eduarda de Souza Oliveira