NAPI participa de atividades com comunidades parceiras

magem destacada noticia

NAPI participa de atividades com comunidades parceiras


Eventos ocorreram em Morretes, Antonina e Pontal do Paraná, no Paraná

por: Mariana Manieri Pires

 

As comunidades parceiras do NAPI Alimento e Território são grandes aliadas para os avanços em pesquisas e estudos do Arranjo. Por isso, frequentemente, atividades são promovidas juntamente com esses parceiros, estreitando os laços e colaborações. No dia 19 de agosto, a equipe do NAPI esteve na Comunidade Candonga, em Morretes, para mais uma etapa da Oficina de Reestruturação do Regimento Interno da Cozinha Comunitária.

Logo depois, no dia 22, os participantes do Arranjo foram convidados pela Comunidade Agroflorestal José Lutzenberger para participar da formação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, em Antonina. E, no litoral do Estado, no dia 1º de setembro, aconteceu mais uma edição da Caminhada na Natureza e Circuito Ecocultural do Guaraguaçu, na Comunidade do Guaraguaçu, em Pontal do Paraná.

Junto da Comunidade Candonga, liderados pela presidente da associação comunitária Josimari Nogueira, os participantes revisaram as sugestões e apontamentos levantados na primeira etapa da Reestruturação do Regimento Interno. Em seguida, analisaram cada artigo restante do documento, sugerindo as mudanças necessárias para que ele se adequasse à realidade atual da comunidade. Todas essas sugestões de alteração no regimento serão encaminhadas para assembleia comunitária, para que possam ser analisadas e votadas. 

Além disso, no mesmo dia, equipamentos para otimizar e potencializar a produção local da Comunidade Candonga foram adquiridos pelo NAPI Alimento e Território e chegaram até os membros, que já realizaram os testes necessários para que os aparelhos entrem em funcionamento.

Em Antonina, o NAPI participou da formação em boas práticas, promovida pela Comunidade  Agroflorestal José Lutzenberger, em parceria com o Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná). A formação trouxe conteúdos relevantes sobre o tema abordado, além de informações sobre legislação e normas de exigências sanitárias que devem ser seguidas para o pleno funcionamento da Agroindústria. O interesse com a temática foi grande, o que despertou a possibilidade de ser uma nova frente de trabalho no território.

O último evento, Caminhada na Natureza e Circuito Ecocultural do Guaraguaçu, foi promovido com apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e da Associação Comunitária do Guaraguaçu (ACOMÇU). Ele existe desde 2007, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (SEAB), ocorrendo anualmente, com objetivo de valorizar a história e resgatar a cultura da Comunidade Caiçara, bem como incrementar a renda das famílias com o turismo rural de base comunitária.

Não deixe de conferir os avanços do Arranjo, bem como novidades, por meio do Instagram do NAPI Alimento e Território: https://www.instagram.com/napi.alimentoeterritorio/