NAPI Segurança Pública & Ciências Forenses

NAPI Segurança Pública & Ciências Forenses

O NAPI Segurança Pública & Ciências Forenses é um projeto que une universidades públicas paranaenses – a UFPR, a UNICENTRO, a UEPG e a UEM -, otimizando recursos e promovendo pesquisa, inovação e extensão. 

O NAPI desmistifica as Ciência Forenses, mostrando que é um campo multidisciplinar e que vai além de crimes contra a vida, abrangendo também a investigação de fraudes e falsificações que afetam a economia, em segmentos como alimentos e bebidas, cosméticos, itens de higiene pessoal, segurança veicular e medicamentos, por exemplo. 

O grupo tem diversos parceiros nacionais e internacionais, como a Polícia Científica do Paraná, o Instituto Nacional de Criminalística, o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras, University of California Santa Cruz, a Pontifícia Universidad Católica de Chile, Red Iberoamericana de Investigadores Forenses, Red Zicosur Universitário e a University of Novi Sad (Sérvia).

Enfim, a criação do NAPI é um grande passo para as Ciências Forenses no Brasil, reunindo pesquisadores de vários níveis e infraestrutura tecnológica de ponta. Isso promove o desenvolvimento de soluções inovadoras na investigação forense por meio de um ambiente multidisciplinar integrado, contribuindo para sedimentar o Paraná como uma referência global no apoio às políticas públicas de pesquisa e inovação em Ciências Forenses.

ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img

Objetivos

Imagem

Contribuir com as instituições de segurança pública do Paraná, conforme o Plano de Governo 2022, no combate à criminalidade

Imagem

Integrar atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica nas Ciências Forenses

Imagem

Proteger a vida, saúde e segurança dos cidadãos

Imagem

Fortalecer o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia, promovendo um ambiente de inovação

Imagem

Elaborar, coordenar e acompanhar projetos interdisciplinares na área de Ciências Forense

Imagem

Promover a integração entre cursos de graduação, programas de pós-graduação e grupos de pesquisa das instituições partícipes

Imagem

Posicionar o Paraná como uma das referências nacionais em Tecnologia e Inovação na área da Segurança Pública

Imagem

Contribuir para a consolidação de laboratórios de combate à lavagem de dinheiro

Imagem

Contribuir para o rastreamento de Origem de Vestígios e Amostras Criminais, por meio da inserção de ferramentas analíticas de ponta

Imagem

Implantar o Museu Brasileiro de Falsificações e Adulterações, o terceiro espaço desta temática no mundo, até 2026

Imagem

Atuar na disseminação e popularização das Ciências Forenses por meio de eventos como seminários e workshops

Números

9

parceiros internacionais

+30

pesquisadores envolvidos

+R$ 3,5M

investimento total

NAPI PLAY

Quer saber mais sobre este NAPI? Veja, no vídeo institucional, como o Arranjo atua de forma multidisciplinar, em prol da segurança pública. No podcast, a coordenadora Caroline da Ros Montes D’Oca (UFPR) explora os objetivos no projeto, como ele surgiu e qual a importância de um projeto como esse para o Estado.