O NAPI Taxonline foi o primeiro a ser implantado pela Fundação Araucária e integra os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação do Paraná desde maio de 2020. Os membros se dedicam à identificação e preservação do material biológico (botânico, microbiológico e zoológico) das atividades das instituições de ensino e pesquisa do Paraná. Além disso, a equipe trabalha para disponibilizar as informações em plataformas de acesso aberto como o Sistema de Informação Sobre a Biodiversidade Brasileira e o Global Biodiversity Information Facility.
O início do NAPI se deu em 2005, ainda como “Rede Paranaense de Coleções Biológicas”. Reuniram-se herbários e coleções zoológicas da Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, Museu do Capão da Imbuia e Museu Botânico Municipal de Curitiba. Em 2012, houve a inserção das coleções microbiológicas, dando início ao Centro de Coleções Microbiológicas da Rede Paranaense – CMRP/Taxonline.
Depois de quase 20 anos de atividades ininterruptas, o grupo conta com 50 coleções biológicas de 18 instituições parceiras das instâncias municipal, estadual, federal e particular, que se integram e disponibilizam mais de 1.200.000 registros de espécimes on-line.
O trabalho do Taxonline atua em pilares importantes como a conservação da biodiversidade, o progresso científico, a estruturação de uma rede e a democratização da informação.