NAPI Eletrônica Orgânica

NAPI Eletrônica Orgânica

A eletrônica orgânica utiliza polímeros orgânicos para criar componentes eletrônicos para diversas áreas de aplicação. Os materiais eletrônicos orgânicos são mais leves, mais flexíveis e menos caros que os materiais inorgânicos convencionais à base de silício.

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Eletrônica Orgânica irá sintetizar e caracterizar nanomateriais, novas moléculas e polímeros orgânicos e desenvolver dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos orgânicos direcionados a aplicações nos setores de Energia, Meio Ambiente e Cidades Inteligentes.

Desenvolvido no âmbito da parceria entre academia-indústria, o projeto favorece o intercâmbio científico e tecnológico, a aproximação da produção de conhecimento às demandas do setor produtivo e o estímulo às áreas de ciências exatas e agrárias, de saúde, de tecnologia e de engenharia em diferentes níveis de formação.

ods - img
ods - img
ods - img

Objetivos

Imagem

Sintetizar e caracterizar nanomateriais, novas moléculas e polímeros orgânicos

Imagem

Desenvolver dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos orgânicos direcionados a aplicações nos setores de Energia, Meio Ambiente e Cidades Inteligentes

Imagem

Fabricar em laboratório e caracterizar dispositivos voltados para energia: fotovoltaicos orgânicos, supercapacitores e baterias

Imagem

Monitorar a qualidade do óleo isolante, via sensores in situ, presentes nos transformadores de alta potência

Imagem

Sintetizar grafeno por esfoliação química e produzir eletrodos de grafeno para baterias

Imagem

Produzir sensores colorimétricos para detecção de poluentes em água

Imagem

Detectar substâncias ilícitas em águas residuais/saneamento

Imagem

Desenvolver sensores óticos para detectar vapores de explosivos

Imagem

Avaliar os dispositivos e/ou procedimentos elaborados pelo NAPI em infraestruturas de água, esgoto e resíduos sólidos

Números

7

empresas parceiras

24

pesquisadores

2

parcerias internacionais

+500

publicações

50

patentes

NAPI PLAY

O NAPI Play e o NAPIcast explicam um pouco sobre a área do conhecimento chamada de Eletrônica Orgânica e quais as suas aplicações, além das especificidades deste Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação. O NAPIcast conta com uma entrevista com a coordenadora do NAPI-EO, Andreia Gerniski Macedo.