NAPI Hidrocarbonetos Renováveis

O NAPI Hidrocarbonetos Renováveis (HCR) propõe conectar as principais lideranças e instituições do Paraná que estejam envolvidas no desenvolvimento de estudos avançados sobre a produção e uso de combustíveis sintéticos. A principal demanda é contribuir para a descarbonização dos setores de transporte aéreo e rodoviário, a partir do diesel verde, bioquerosene de aviação e biogasolina.

Diferente de outros Arranjos de Pesquisas e Inovação, o NAPI HCR é essencialmente tecnológico, embora tenha um componente científico, distribuído entre a formação de recursos humanos e a geração de produtos bibliográficos com viés em processos tecnológicos sustentáveis.

Desta forma, a rede de pesquisadores e seus parceiros colabora para avançar no desenvolvimento de tecnologias viáveis para a produção de combustíveis sintéticos, usando matérias-primas alternativas como a biomassa e seus derivados que possam chegar até o mercado.

ods - img

Imagem

Transferir conhecimento de alto potencial inovador para o setor produtivo

Imagem

Valorizar a cadeia de produção de biocombustíveis no estado

Imagem

Integrar ativos e formar recursos humanos de qualidade

Imagem

Aumentar a produção científica e tecnológica associada ao tema

Imagem

Abrir novas oportunidades de internacionalização para os programas de pós-graduação envolvidos

Imagem

Desenvolver sistemas catalíticos para a síntese de HCR usando matérias-primas renováveis

Imagem

Demonstrar a viabilidade da produção de bioquerosene de aviação e diesel verde a partir de biogás e gás de síntese de origem renovável

Imagem

Aumentar a geração de emprego e renda de base tecnológica no Estado

Números

Instituições de Ensino Superior

Parcerias Internacionais

Pesquisadores

Bolsistas

Estágios

Artigos Produzidos

Participações em Congressos

Cursos de Treinamento

Depósito de Patente

Relatório Técnico para a GIZ

Start-up criada na UTFPR

Projetos de Pesquisa Aprovados

Projetos de Pesquisa Financiados

3,1 M

investimentos

NAPI PLAY

O NAPI Hidrocarbonetos Renováveis reúne inúmeras possibilidades em termos de pesquisa e inovação para a descarbonização da economia e a transição energética para as fontes renováveis. Assista ao vídeo com muitos detalhes do trabalho e seus desdobramentos. Há ainda o podcast gravado com o facilitador do grupo de pesquisadores, professor sênior da Pós-Graduação em Química e Engenharia Química, da UFPR, Luiz Pereira Ramos. Ele é um dos idealizadores do NAPI HCR.