NAPI Bioinformática

O objetivo do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Bioinformática é fortalecer e consolidar a formação de recursos humanos e o desenvolvimento científico e tecnológico na área.

A ideia é atuar como apoio estratégico no desenvolvimento de metodologias e análises de dados para grupos de pesquisa e centros tecnológicos, promovendo a descoberta de conhecimento, a partir de dados biológicos, chamados dados ômicos. Além disso, o NAPI quer facilitar o acesso à infraestrutura computacional paranaense e à expertise de professores e pesquisadores dos programas de pós-graduação em Bioinformática do Paraná.

Essa meta vem sendo alcançada por meio de ações inovadoras, sinérgicas e com visão de conquistas futuras para diferentes segmentos do Estado.

O trabalho do NAPI envolve atores do ecossistema acadêmico, empresarial e industrial, relacionados ao Agro, à Saúde e à Biologia Evolutiva.

Além disso, a equipe do Arranjo, instalada em diferentes regiões do Paraná, vem mobilizando a sociedade organizada e o poder público para consolidar uma infraestrutura de computação multiusuária de alto desempenho.

ods - img

Imagem

Dar apoio às áreas agricultura e agronegócios

Imagem

Oferecer suporte tecnológico para o desenvolvimento da biotecnologia no Paraná

Contribuir para o fortalecimento da Educação, da Saúde e da Economia do Estado

Imagem

Fortalecer a formação de RH em Bioinformática, dando apoio aos programas de pós-graduação

Apoiar o Desenvolvimento C&T em Bioinfo

Criar pontes de intercâmbio entre a Academia e a Indústria

Imagem

Promover a instalação de infraestrutura HPC e apoio estratégico a grupos e linhas de pesquisas em Bioinfo

Imagem

Estudar a variabilidade genética de crianças com COVID-19 grave ou Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P)

Imagem

Sequenciar e analisar o exoma De crianças e adolescentes infectados por SARS-CoV-2

pesquisadores

bolsas

instituições parceiras

+2M

NAPI PLAY

Um vídeo institucional, que pode pode ser acessado ao lado, mostra o que é o NAPI e as ações da equipe. No episódio 1, do podcast, disponível abaixo, o professor Fabrício Lopes, da UTFPR, campus Cornélio Procópio, define o que é Bioinformática e como ela beneficia a ciência molecular. No episódio 2, é possível ouvir a reportagem do lançamento do NAPI Bioinfo feita pela Agência Estadual de Notícias.