NAPI Oeste

O NAPI Oeste integra os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI). O Arranjo nasceu com o intuito de contribuir na promoção de pesquisa e inovação junto às Câmaras Técnicas do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento).

O POD, programa existente desde de 2013, tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do oeste paranaense, região que abrange 54 municípios e mais de um milhão e meio de habitantes.

O trabalho do Arranjo é fortalecido pela sinergia da rede de pesquisadores e estudantes de diferentes instituições de ensino, governo e organizações públicas e privadas.

A pesquisa e suas aplicabilidades caminham no sentido de fortalecer diferentes aspectos da região: políticos, econômicos, sócio-ambientais e tecnológicos, além de promover a educação, a sustentabilidade e a empregabilidade.

ods - img

Imagem

Promover pesquisa e inovação nas áreas de logística, conectividade, energias sustentáveis e sanidade agropecuária

Imagem

Contribuir com o desenvolvimento sustentável do Oeste do Paraná com inovação nas cadeias produtivas e de negócios

Imagem

Atuar no ecossistema SRI - Sistema Regional de Inovação, na promoção de novos negócios com inovação

Imagem

Articular e conectar pesquisadores das universidades que atuam no Oeste com as demandas do setor produtivo

Números

universidades federais

universidade estadual

instituições parceiras

pesquisadores

colaboradores

subprojetos

ações de divulgação/extensão

portais eletrônicos

aplicativos

eventos de extensão

NAPI PLAY

Quer conhecer mais sobre o NAPI Oeste? Os pormenores dos trabalhos desenvolvidos pelo Arranjo são apresentados no vídeo ao lado, que aborda as áreas de atuação, os objetivos e as entregas já realizadas à sociedade. Além disso, você pode ouvir um pouco mais sobre o projeto na conversa com o professor, pesquisador e coordenador do NAPI, Douglas André Roesler, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.