NAPI Emergência Climática

NAPI Emergência Climática

O grande desafio dos gestores públicos num contexto de mudanças climáticas é quantificar dos impactos e reduzir os riscos às bases ecológicas da vida e às atividades econômicas e sociais. A missão dos cientistas do clima do Paraná que fazem parte do NAPI Emergência Climática é desenvolver estudos e projetos de tecnologia e inovação visando avaliar o impacto das mudanças climáticas no estado.

A rede de pesquisadores fará o inventário da emissão de gases e aerossóis responsáveis pelo efeito estufa provenientes de atividades urbano-industriais e agropecuárias, bem como a adaptação aos cenários climáticos futuros nos quais os eventos climáticos extremos tendem a se intensificar.

Desta forma, o Paraná poderá cumprir o seu compromisso assumido com o Protocolo de Paris e a NDC Brasileira, num trabalho transversal, considerando que os setores e as áreas prioritárias do estado estão diretamente relacionados com as emissões de GEE (Gases de efeito estufa).

ods - img
ods - img
ods - img
ods - img
ods - img

Objetivos

Imagem

Formar pessoal de excelência científica, tecnológica e inovação no campo das mudanças climáticas globais

Imagem

Identificar os efeitos das mudanças climáticas e prognosticar cenários

Imagem

Inventariar emissões de black carbon para o estado do Paraná

Imagem

Promover interações entre mudanças climáticas e agricultura, biodiversidade e florestas do estado

Imagem

Comunicar os resultados à sociedade paranaense a partir de ações de Educação Ambiental em diversos âmbitos

Imagem

Contribuir para a elaboração políticas públicas e ações visando a mitigação e a resiliência rural e urbana às mudanças climáticas

Números

9

Instituições

48

Bolsistas

27

índices monitorados

2

Eventos online

3,25 mi

Investimento

NAPI PLAY

Você pode conferir os objetivos e propostas de trabalho dos pesquisadores que integram o NAPI Emergência Climática no vídeo e podcast que apresentam em detalhes o projeto. Focados na coleta e elaboração de um banco de dados climáticos do Paraná, alunos, professores e pós-graduandos do NAPI de nove instituições de ensino superior pretendem identificar os efeitos das mudanças climáticas e auxiliar os gestores na elaboração de políticas públicas.