A demanda principal é o relacionamento com as principais áreas prioritárias para os investimentos em Ciência e Tecnologia no estado do Paraná, que foram baseados nas condicionantes chaves transversais, Transformação Digital e Desenvolvimento sustentável.
Áreas prioritárias:
• Cidades Inteligentes
• Sociedade, Educação e Economia
Solução técnica proposta:
• Desenvolver estudos/pesquisas sobre Inovações nos Sistemas de Educação Básica pública brasileira pós-pandemia, a fim de contribuir com políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento da educação no Estado do Paraná e no país.
• Criar ‘Observatório da Educação Sistêmica Básica Pública’ como repositório dos conhecimentos produzidos no âmbito do NAPI e como ambiente virtual de compartilhamento de pesquisas, experiências e boas práticas.
• Adequar modelo para pesquisa e realização do diagnóstico do estágio de desenvolvimento da alfabetização digital de professores e gestores das escolas públicas de Educação Básica como subsídio a projetos de formação continuada de professores.
• Avaliar como políticas públicas de Educação Básica pública formal contribuem para o desenvolvimento regional endógeno sustentável.
• Eixo 1 – Observatório da Educação Básica Pública.
• Eixo 2 – Competências digitais dos professores da Educação Básica e Ensino Superior Públicos.
• Eixo 3 – Educação Básica Pública e desenvolvimento regional endógeno sustentável.
Resultados esperados:
Eixo 1:
• Constituição do Portal da Informação Educacional onde estejam disponíveis dados relativos à educação básica brasileira.
• Constituição do Repositório Institucional na Universidade Virtual do Paraná, com a respectiva política de direitos autorais e depósito de produções.
• Identificação e constituição da rede de pesquisadores paranaenses cujos interesses científicos são alinhados a este NAPI.
• Disponibilização dos diagnósticos, dos resultados da pesquisa científica e ações de extensão e formação realizadas no âmbito do NAPI.
• Desenvolvimento de ações de formação de professores, em parceria com os estudantes, em Autoria e Curadoria Educacional.
• Aumento na disponibilidade de dados abertos e informações sobre a educação paranaense, de modo a possibilitar diagnósticos e, com base nos mesmos, um incremento nas políticas públicas e nas parcerias entre os setores público e privado.
Eixo 2:
• Avaliação da proficiência digital dos professores por meio dos resultados da escala aplicada e das entrevistas realizadas, identificando os níveis de proficiência digital de 45.000 professores da Educação Básica pública e 5.000 do Ensino Superior público.
• Implementação de ações de capacitação para os professores nas áreas definidas em função dos resultados do diagnóstico inicial.
• Avaliação dos efeitos das ações de formação sobre o desenvolvimento das competências digitais.
• Avaliação dos níveis de satisfação com os modelos pedagógicos virtuais implementados e com as ações de capacitação implementadas.
• Produção de dados abertos, como fontes de informações, sobre as competências digitais dos professores e divulgação dos resultados alcançados como campo para novas pesquisas.
Eixo 3:
• Espera-se, consolidar uma relação, a partir dos casos estudados em todo o mundo, entre políticas de Educação Básica e desenvolvimento regional endógeno, que permita fundamentar solidamente uma proposta de diretrizes para políticas educacionais viáveis para o Estado do Paraná.
• A abordagem diagnóstica e propositiva do projeto abrirá possibilidades para impactos sociais e econômicos futuros na relação entre Educação Básica e o desenvolvimento regional sustentável a partir de políticas públicas educacionais e estratégias de gestão construídas a partir de tais bases.
Instituições parceiras:
• Universidade Estadual de Londrina UEL
• Universidade Estadual do Paraná UNESPAR
• Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
• UNICENTRO Paraná
• Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR
• Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR
• Universidade Estadual do Maranhão UEMA
• Universidade Aberta UAB
• Universidade Virtual do Paraná
• Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
10 universidades internacionais e 19 universidades brasileiras.
Fomento:
• 13 bolsas de IC – R$ 500,00
• 15 AT. NS – R$ 1.875,00
• 10 DT 1A – R$ 1.875,00
• 4 DT 1B – R$ 1.750,00
• 10 M – R$ 1.875,00
• 9 D – R$ 2.750,00
• 6 PDJ – R$ 5.125,00
• 7 PDS – R$ 5.500,00
• 3 professores visitantes – R$ 6.500,00
• 3 professores visitantes especiais – R$ 14.000,00
Cronograma de execução:
• Eixo 1:
Meta 1: Constituição do Observatório e Repositório – 05/2023.
Meta 2: Desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão – 10/2026.
Meta 3: Avaliação do Observatório – 10/2026.
• Eixo 2:
Meta 1: Mapeamento e avaliação da proficiência digital dos professores – 04/2024.
Meta 2: Design de formações e REAS – 07/2024.
Meta 3: Implementação de modelos e ações de capacitação – 10/2025.
Meta 4: Impacto dos modelos e ações – 10/2026.
• Eixo 3:
Metas 1, 2 e 3: Estado da arte, evolução de fronteira de eficiência, análise de gastos dos municípios em Educação Básica – 10/2024.
Meta 4: Estudo de casos inovadores – 04/2025.
Meta 5: Propostas de diretrizes para políticas públicas – 11/2025.
Meta 6: Sistematização de dados – 10/2026.
Link da apresentação:
https://youtu.be/SaF2e2U6mbM
Justificativa técnica:
A existência de uma lacuna quanto à pesquisa e à inovação na Educação Básica paranaense, demanda a existência de um espaço que seja ponto de encontro dos diversos atores e instituições pertinentes à Educação, do plano público e privado, do Estado do Paraná. Dessa forma, a proposta em tela almeja posicionar o Observatório como o “hub” onde a sociedade paranaense, além de obter contatos e informações pertinentes à Educação Básica, encontre um espaço para discussão e elaboração de um conhecimento que não necessariamente está disponível no momento.
Na reta final do primeiro quarto do Século XXI, a pandemia causada pela COVID-19, dentre outros desdobramentos e mudanças no comportamento humano e na sociedade como um todo, consolidou um movimento no pensamento filosófico e epistemológico acerca das ciências, em marcha desde a virada do século passado para o atual. Ao longo do Século XX, a Ciência, por um lado, proporcionou avanços notáveis nos campos da saúde, do desenvolvimento tecnológico, com impactos nas comunicações e na globalização, por exemplo. Por outro lado, a proliferação de armas de destruição em massa, paralelamente ao mesmo desenvolvimento tecnológico, por não ser igualmente compartilhado por toda a sociedade, pode, na aurora do Século XXI, ser a causa de mais uma forma de exclusão social, relacionada às tecnologias digitais, seja na formação inicial dos cidadãos, na escola, ou em etapas posteriores de suas formações, relacionadas de forma mais próxima aos seus futuros profissionais.
Resumo:
O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação “NAPI – Educação do Futuro” tem por objetivo principal desenvolver estudos/pesquisas sobre “Inovação nos Sistemas de Educação Básica Pública Brasileira Pós-pandemia”, de forma a contribuir para com Políticas Públicas que favoreçam o desenvolvimento da Educação no Estado do Paraná e no país. Assim, esse NAPI tem o propósito de congregar a expertise dos pesquisadores paranaenses, em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, em redes de pesquisa, integrando stakeholders do Estado do Paraná para a geração e disseminação de conhecimento relativo à Educação Básica Pública no Estado e, desta forma, subsidiar a inovação na tomada de decisão e a elaboração de políticas públicas com base no conhecimento científico.
Para desenvolver os objetivos e as metas do presente NAPI, sua organização encontra-se estruturada em três grandes eixos temáticos, que são:
✔ Eixo Temático 1 – Observatório da educação básica pública.
✔ Eixo Temático 2 – Competências digitais dos professores da Educação Básica e Ensino Superior públicos.
✔ Eixo Temático 3 – Educação básica pública e SUSTENTAVEL endógeno sustentável.
Os objetivos das propostas de projetos de pesquisa se relacionam com as principais áreas prioritárias para os investimentos em Ciência e Tecnologia no Estado do Paraná (Figura 1), que foram baseadas nas condicionantes chaves transversais Transformação Digital e Desenvolvimento Sustentável. Da mesma forma, as proposições deste NAPI estão alinhadas com duas das condicionantes chaves verticais: Cidades Inteligentes /Cidade da Próxima Geração e Sociedade, Educação e Economia. Além dessas condicionantes, as proposições desse NAPI estão em consonância com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ODS 4 “Educação de Qualidade”.
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